Aposentado transforma hobby em lucro
Foi no sítio Recanto da Brejaúba, em Castelo - ES, que o aposentado Roberto Carlos Mesquita deu um novo sentido para sua vida após a aposentadoria. Servidor público de carreira, percorreu diversas localidades do Estado a trabalho, em 36 anos de instituição bancária e agora desenvolve a piscicultura ao lado da família.

"Herdei a propriedade do meu pai. Não gostava de peixes, a não ser como alimento. Ainda em atividade no banco, por volta de 2008, fiz um poço, adquiri alevinos e comecei a criar tilápias para consumo próprio. O que era um hobby tornou-se uma atividade após minha aposentadoria, em 2016", destaca. 

Em 2019 Roberto recebeu o auxílio que faltava para impulsionar sua atividade na piscicultura. Associado ao Sindicato Patronal Rural da região, recebeu o convite para ser atendido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e, desde então, ele aplica o que aprende na administração de sua propriedade rural.

“Aprendi a agregar valor à minha produção. Com a assistência do Senar-ES abri os olhos quanto à possibilidade de ir além de abastecer a minha família. Hoje vendo filés de tilápia na cidade e tem dia que limpamos cerca de 6 kg", conta orgulhoso da rotina que mantém com a esposa, em que acordam cedo, tratam os peixes e os acondicionam.

O aposentado entrega às sextas-feiras, em média, 25 kg de filé de tilápia para o fi lho e nora venderem na cidade. Segundo ele, a venda é bem rápida, já que os compradores sabem de antemão de sua nova empreitada. O Sítio Recanto da Brejaúba realiza o comércio desde outubro de 2020 e a expectativa é de crescer ainda mais.

PROPRIEDADE

A propriedade possui três tanques-rede de 4 m3 cada, com capacidade conjunta de 1.500 alevianos. Para abate, calcula-se o peso médio de 700 gramas por tilápia. Roberto também fez o curso de Processamento de Pescado, do Senar-ES, e já oferece, além da tilápia, seus respectivos subprodutos como defumadas, embutidas e quibe, por exemplo. 

"Pretendemos ampliar a produção com a aquisição de um defumador e uma máquina de moer carne", conta Roberto, animado em ver a família unida no trabalho e nas possibilidades que surgem com especializações. 

Fonte: Iá Comunicação

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08