Suinocultores querem aumentar consumo de carne no Brasil
Desde o in?cio da crise econ?mica suinocultores brasileiros contabilizam preju?zos. As exporta??es de carne su?na despencaram em novembro e dezembro. Sem perspectivas de melhoria nas vendas ao mercado externo, eles apostam agora no consumidor nacional
Quarto maior produtor e exportador de carne su?na do mundo, o Brasil sente no campo os impactos da turbul?ncia econ?mica mundial. A R?ssia, principal destino da carne brasileira, n?o s? reduziu as importa??es de su?nos como ampliou as compras dos Estados Unidos, principal concorrente nacional. As exporta??es, que at? novembro chegavam a 270 mil toneladas, ca?ram 50%.
Os produtores reclamam da falta de empenho do governo brasileiro na busca de novos mercados e na manuten??o dos j? existentes. Al?m disso, as chuvas e a enchente em Santa Catarina, principal Estado produtor do pa?s, tamb?m atrapalharam o desempenho do setor.
? N?s ainda tivemos esse fato grave, que destruiu o porto de Itaja?, nosso principal terminal de exporta??es. Isso j? est? sendo manejado com custos maiores ? explica o presidente da Associa??o Brasileira dos Criadores de Su?nos (ABCS), Rubens Valentini.
Cautelosos quanto ao futuro das exporta??es, os suinocultores querem investir no mercado interno. Mas sabem que a tarefa n?o vai ser f?cil, porque no Brasil s?o consumidos anualmente apenas 13 quilos de carne su?na por habitante, entre processada e in natura.
Segundo o presidente da ABCS, a meta n?s pr?ximos tr?s anos ? aumentar o consumo de carne in natura em dois quilos por habitante. Para isso, o principal desafio ? informar o consumidor brasileiro e mudar a percep??o sobre o produto.
? Se voc? pergunta ao consumidor sobre carne su?na ele fala em lombo, pernil e costelinha. Mas o su?no oferece uma centena de cortes. Tudo aquilo que ? poss?vel obter do boi se tem tamb?m do su?no ? diz Valentini.
Fonte: CANAL RURAL
Quarto maior produtor e exportador de carne su?na do mundo, o Brasil sente no campo os impactos da turbul?ncia econ?mica mundial. A R?ssia, principal destino da carne brasileira, n?o s? reduziu as importa??es de su?nos como ampliou as compras dos Estados Unidos, principal concorrente nacional. As exporta??es, que at? novembro chegavam a 270 mil toneladas, ca?ram 50%.
Os produtores reclamam da falta de empenho do governo brasileiro na busca de novos mercados e na manuten??o dos j? existentes. Al?m disso, as chuvas e a enchente em Santa Catarina, principal Estado produtor do pa?s, tamb?m atrapalharam o desempenho do setor.
? N?s ainda tivemos esse fato grave, que destruiu o porto de Itaja?, nosso principal terminal de exporta??es. Isso j? est? sendo manejado com custos maiores ? explica o presidente da Associa??o Brasileira dos Criadores de Su?nos (ABCS), Rubens Valentini.
Cautelosos quanto ao futuro das exporta??es, os suinocultores querem investir no mercado interno. Mas sabem que a tarefa n?o vai ser f?cil, porque no Brasil s?o consumidos anualmente apenas 13 quilos de carne su?na por habitante, entre processada e in natura.
Segundo o presidente da ABCS, a meta n?s pr?ximos tr?s anos ? aumentar o consumo de carne in natura em dois quilos por habitante. Para isso, o principal desafio ? informar o consumidor brasileiro e mudar a percep??o sobre o produto.
? Se voc? pergunta ao consumidor sobre carne su?na ele fala em lombo, pernil e costelinha. Mas o su?no oferece uma centena de cortes. Tudo aquilo que ? poss?vel obter do boi se tem tamb?m do su?no ? diz Valentini.
Fonte: CANAL RURAL