
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Aconteceu nesta quinta-feira (6) a Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Sistema Faes / Senar-ES, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), na Expo Verão, em Guarapari.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Julio Rocha, e a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), Letícia Toniato, assinaram o protocolo juntamente com a presidente da ABCCMM, Cristina Gutierrez, o conselheiro da Associação, Jorge Abikair Neto, o secretário da Secti, Bruno Lamas, e o assessor especial da Secretaria, Juão Vitor Santos Silva.
A atuação conjunta do Sistema com a ABCCMM e a Secti visa ajudar a fortalecer a cadeia produtiva da equideocultura, por meio da formação de mão de obra especializada para a raça mangalarga marchador, atraindo mais oportunidades de negócios.
O incentivo ao crescimento sustentável da atividade pode gerar mais empregos e impulsionar o turismo rural e equestre no Espírito Santo, o que representa um avanço significativo para a cultura no estado.
Com essa parceria, o Sistema reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da equideocultura capixaba, promovendo educação e inovação para os criadores de Mangalarga Marchador e todo o setor.
Dentre as atribuições do Sistema Faes / Senar dentro da parceria, estão:
- Elaborar conteúdos e projetos junto com a ABCCMM;
- Responsabilizar-se pelo apoio logístico e operacional no desenvolvimento das ações, atividades e programas;
- Disponibilizar infraestrutura, recursos instrucionais, instrutores, técnicos de campo e supervisores, quando necessário;
- Supervisionar e acompanhar o desenvolvimento e os resultados das ações.