Por: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) realizou, entre os dias 18 e 20 de novembro, seu primeiro curso de Produção de Derivados do Cacau. A iniciativa, que aconteceu no município de Aracruz, reuniu 13 produtoras e empreendedores do setor, que tiveram a oportunidade de aprender técnicas e receitas para transformar o fruto em produtos de alto valor agregado.
Durante os três dias de curso, as participantes tiveram aulas teóricas e práticas, com foco na qualidade dos produtos, higiene na manipulação dos alimentos e técnicas de produção artesanal. Sob a orientação do instrutor Álvaro Candido da Silva, a produção dos alunos demonstrou o grande potencial do cacau capixaba.
O instrutor credenciado do Senar-ES explica que o cultivo do cacau vai além da comercialização das amêndoas destinadas ao mercado de commodity. “As amêndoas correspondem a cerca de 10% do peso do fruto do cacau e, em geral, apenas essa pequena porção do fruto é comercialmente aproveitada. Porém, existe uma enorme possibilidade para agregar valor e aumentar a renda de uma propriedade, aproveitando de maneira inteligente, todo o potencial existente da fruta”, afirma.
A ação fez parte da programação da Semana do Empreendedorismo Feminino e aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Aracruz e a Prefeitura Municipal. Durante o curso, foram ensinados a produção de geleia e doces usando a cibira e o endocarpo do cacau, “cocadas’’, mel, manteiga, creme, nibs e outros derivados do cacau.
A produtora Nargiara Fonseca, que participou do curso, se surpreendeu com a variedade que o cacau tem para oferecer. “Em todos esses anos trabalhando com cacau, eu nunca extraí o mel dele. E no curso, o instrutor trouxe a informação que nas feiras livres esse produto é comercializado, podendo chegar a R$ 30 a garrafa de 1,5 litro”, destaca a aluna.
Bruno Amorim, analista técnico do Senar-ES, ressalta a importância de capacitar os produtores rurais, diante do crescente destaque do Espírito Santo na produção de cacau.
‘’Com este curso, o Senar-ES busca fortalecer a cadeia produtiva do cacau no Espírito Santo, incentivando a diversificação da renda dos produtores e fomentando o desenvolvimento de produtos com identidade local. Além disso, a iniciativa contribui para a valorização do cacau capixaba e abre novas perspectivas para o mercado de chocolates e derivados”, pontua.
O Senar-ES continuará investindo em ações de capacitação e assistência técnica para os produtores rurais, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado. Para participar dos treinamentos, basta entrar em contato com o Sindicato Rural mais próximo da sua região.