O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
Com apoio das Prefeituras locais, o Agrinho se desenvolve como trabalho de capacitação para crianças e adolescentes em escolas municipais rurais, da Educação Infantil ao 9º ano, proporcionando novos aprendizados e compartilhamento de ideias em prol do fortalecimento do futuro do agro no estado, a fim de transformá-los em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. No total, somam 60 municípios e mais de 86 mil alunos e aproximadamente 8 mil educadores que participam do programa em 2023.
A cada ano é desenvolvida uma temática diferente pensando na demanda do setor, e dessa vez o tema escolhido foi “Criando conexões, fortalecendo o Agro!” com os subtemas “Empreendedorismo e Cooperativismo”. Esta edição do programa conta com grandes parcerias, como: Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e a Suzano.
O encerramento do Programa Agrinho 2023 acontecerá no final de novembro, em Aracruz, e promete uma grande comemoração para os participantes com atrações recreativas, oficinas temáticas e grandes premiações. Unindo todos os municípios envolvidos, seus alunos e educadores, a expectativa de público para o evento é de mais de 2 mil pessoas, proporcionando a todos os envolvidos um ambiente de alegria e aprendizado.
O Senar-ES enfatiza a importância deste evento de encerramento, que não apenas coroa o sucesso do programa, mas também reforça a importância da educação rural e do engajamento comunitário. À medida que o Agrinho continua a crescer e inspirar crianças e adolescentes em direção a um futuro brilhante no campo, podemos proporcionar o fortalecimento do agronegócio no Espírito Santo contribuindo para que seja cada vez mais sustentável e cooperativo.
Fonte: Assessoria de comunicação do Senar-ES.