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Produtos agr?colas recuperam portos
Depois de certa apreens?o por conta da queda da demanda de cargas decorrente da atual turbul?ncia econ?mica, a exporta??o de produtos agr?colas, como a??car, soja, caf? e milho, contribuiu no primeiro quadrimestre de 2009 para puxar a alta da movimenta??o de dois dos maiores portos do Pa?s. No sul, a Administra??o Portu?ria de Paranagu? e Antonina (Appa) viu o total de cargas de janeiro a abril subir 1,03% em rela??o aos quatro primeiros meses de 2008, e o maior porto do Pa?s, o de Santos, administrado pela Companhia Docas do Estado de S?o Paulo (Codesp), apresentou resultado semelhante, com alta total de 1,3%, no mesmo per?odo observado, tendo registrado recorde hist?rico em abril, provando a tend?ncia de recupera??o do setor portu?rio.

"Os n?meros falam por si quando em um quadrimestre, embutido no per?odo da crise, o Porto de Santos voltou a crescer", comentou Jos? Roberto Correia Serra, diretor presidente da Codesp, ao revelar que o crescimento de 10% no quarto m?s do ano foi decisivo para elevar o acumulado, com destaque principalmente para aos embarques de produtos agr?colas, que foram determinantes para garantir os resultados. Ali?s, o Porto de Santos continua liderando o ranking da participa??o dos portos na balan?a comercial, tendo atingido nos primeiros quatro meses do ano a casa dos US$ 22 bilh?es, o que corresponde a mais de 27% do total brasileiro.

A movimenta??o total de cargas em Santos atingiu o total de 6,8 milh?es de toneladas em abril passado e foi considerado recorde hist?rico pela Codesp, sendo que o envio de mercadorias para fora do Pa?s, foi o grande respons?vel pelo desempenho positivo, n?o s? pelo agroneg?cio, mas tamb?m com a forte contribui??o dos derivados do petr?leo.

Ao todo, as exporta??es responderam por mais de 70% da demanda do porto santista, e ainda registraram aumento de 18,8% no quadrimestre, sendo que s? no m?s abril elas subiram 24,1%, impulsionadas por commodities agr?colas como a??car, soja, caf? e milho, al?m de derivados de petr?leo - a exemplo do ?leo diesel, da gasolina e o ?leo combust?vel.

S? o a??car elevou seu envio em 113,2% no quarto m?s do ano, em compara??o ? abril de 2008. J? o complexo soja, (soma da soja em gr?os e soja peletizada), saltou 22,6% em ?poca id?ntica. O milho, por sua vez, apresentou uma peculiaridade, reduziu em mais de 80% sua movimenta??o de abril, mas, por outro lado, no consolidado anual, superou em mais 350%, o mesmo quadrimestre do ano passado.

Ve?culos

Na contram?o dos outros produtos que aceleraram as exporta??es, os ve?culos estiveram entre os poucos itens que aumentaram a importa??o: em Santos foram recebidos 8,655 mil carros, um aumento de 10,3%, se comparado aos pouco mais de 7 mil recebidos nos quatro primeiros meses de 2008, a pesar das dificuldades que vivem o setor. Ainda que haja um ambiente de retra??o na ind?stria automotiva mundial, a Codesp acaba de declarar a Union, subsidi?ria do grupo Santos Brasil , como vencedora da licita??o pela concess?o do Terminal de Exporta??o de Ve?culos (TEV.

A empresa ofertou ? Codesp a quantia de R$ 114 milh?es, contra o pre?o m?nimo de R$ 105,6 milh?es estipulado na concorr?ncia. A CargoLog Operadora de Transportes Multimodais, ligada ? Libra Terminais, ficou em segundo lugar, com a oferta de R$ 20 milh?es.

Portos do Paran?

A tend?ncia de recupera??o da movimenta??o de cargas, por conta da alta nos produtos agr?colas, tamb?m foi observada nos Portos do Paran?, administrados pela Appa. L?, a movimenta??o de cargas saltou 1,03%, passando a casa das 7,5 milh?es de toneladas, sendo que os gran?is s?lidos (milho, soja, a??car e farelos), cresceram quase 8% e foram respons?veis pelo impulso a leve alta do per?odo, comparando com o primeiro quadrimestre de 2008.

Por outro lado, os derivados do petr?leo, reduziram mais de 50%, ao contr?rio do que aconteceu em Santos. O volume de importa??es tamb?m apresentou forte recuo, ao ca?rem 54,5 %, em rela??o aos quatro primeiros meses do ano anterior. Os principais respons?veis pela queda no Paran?, foram as cargas gerais e os gran?is s?lidos, que foram importados em quantidade bem menor, na ?poca analisada pelo balan?o.

Mesmo diante da oscila??o na demanda, especificamente o Porto de Paranagu? continua a responder por uma boa parcela da balan?a comercial do Brasil, ficando atr?s apenas do Porto de Santos, e as docas administradas pela Companhia Docas do Esp?rito Santo (Codesa).

De acordo com a Appa, informa??o da Alf?ndega de Paranagu?, que toma como base a arrecada??o de impostos gerados com a movimenta??o portu?ria, tamb?m no primeiro quadrimestre de 2009, indica que no per?odo, a soma das exporta??es e das importa??es desembara?adas por l? totalizou US$ 5,1 bilh?es.

"As estat?sticas revelam que Paranagu? foi um dos que mais sustentou a balan?a comercial do Pa?s", analisou Fernando Sottomaior, auditor-fiscal. Nos primeiros meses de 2009, o porto administrado pela Appa, foi respons?vel por uma participa??o de 8,6% do valor gerado pelas exporta??es no Brasil.


Fone: DCI

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