Cookies: Utilizamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso. Por favor, verifique nossa política de cookies.

Entendi e Fechar
Pesquisa descobre qual ? a imagem do consumidor capixaba sobre o caf? produzido no Estado
Importante nos momentos de integra??o e intera??o, e considerado um s?mbolo que representa bem o interior. Estes foram alguns dos resultados de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Ind?stria de Torrefa??o e Moagem de Caf? do Esp?rito Santo (Sincaf?) para identificar a imagem que os capixabas possuem sobre os produtos do Estado.

A ?Pesquisa de Opini?o Qualitativa com T?cnica de Profundidade nos Pontos de venda e nos domic?lios? foi apresentada no ?ltimo s?bado (23), a empres?rios do setor durante o Encontro Empresarial do Sincaf?, em Pedra Azul.

Executada pelo Instituto Flex Consult, a pesquisa ouviu 165 pessoas de Vit?ria, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. O levantamento foi realizado em mar?o e abordou pessoas pr?ximas a pontos de venda, como supermercados e padarias. Foram levantadas quest?es como o h?bito dos consumidores, fatores levados em considera??o na hora de escolher o produto e a presen?a do caf? no cotidiano das pessoas.

?A pesquisa vai servir para que os industriais capixabas possam direcionar suas a??es a partir do diagn?stico da imagem dos produtos do Estado perante os consumidores?, destaca Eg?dio Malanquini, presidente do Sincaf?.

Pesquisa. Em rela??o ao h?bito do consumidor, o levantamento apontou que ? uma bebida popular, presente no dia a dia das pessoas. Um ponto negativo levantado ?foi que o caf? est? vinculado ao estresse, cigarro e a problemas estomacais.

Outro fator relacionado na pesquisa foram os crit?rios utilizados pelo consumidor na escolha da marca do produto. Os itens mais importantes para quem consome caf? s?o o pre?o, aroma, sabor e pureza. No interior, h? grande aceita??o para o caf? mo?do na hora. Destaque tamb?m para a variedade no consumo de caf?, como capuccino, expresso e sorvetes.

Para o consumidor capixaba, o produto da regi?o das montanhas ? marcado como caf? nobre, com sabor e qualidade diferenciados. No interior, o p?blico acredita que o cultivo do gr?o marca a produ??o familiar, a industrializa??o e a economia.

Cotidiano. Outro assunto focado no levantamento foi a presen?a do caf? capixaba no cotidiano das pessoas. A pesquisa descobriu que na Grande Vit?ria h? um consumo maior por marcas nacionais, ao contr?rio do interior, onde o caf? de produ??o local ? o preferido entre todas as classes. Apesar de ser considerado como refer?ncia de qualidade, o caf? das montanhas ? mais consumido no Grande Vit?ria pelas classes mais altas, que s?o mais exigentes por sabor e se restringem menos ao pre?o.

O Caf? no Esp?rito Santo

O Estado conta com aproximadamente 30 empresas atuando no setor, das quais 14 s?o associadas ao Sincaf?. A receita anual gerada com a venda de caf? no ES gira em torno de dois bilh?es de reais, gerando cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos.

Al?m disso o Esp?rito Santo:

- ? o 2? maior produtor de caf? do Brasil;

- ? o 1? em produ??o de conilon, alcan?ando a marca de 73% da produ??o nacional;

- Entre os 20 munic?pios de maior produ??o do pa?s, 11 s?o capixabas;

- Mesmo sendo um Estado com pequena ?rea territorial e com a produ??o cafeeira de base familiar, emprega cerca de 330 mil pessoas.

- Exporta principalmente para a Argentina, Alemanha, Eslov?nia, Estados Unidos e Pa?ses da Regi?o do Mediterr?neo;

- Das 100 Maiores Ind?strias de Caf? do Pa?s associadas ? ABIC, cinco s?o empresas capixabas.

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08