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Novo secret?rio do USDA abre possibilidade para etanol
A nomea??o do ex-governador de Iowa Tom Vilsack para o cargo de secret?rio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) pelo presidente eleito Barack Obama abre uma possibilidade para o Brasil exportar etanol aos americanos com isen??o de tarifa, avaliou nesta quinta-feira um diretor da Federa??o das Ind?strias do Estado de S?o Paulo (Fiesp).

- O discurso que ele (Vilsack) fez ao ser indicado, de certa forma ele assume uma proposta que a Fiesp vem defendendo... ao mesmo tempo protege o etanol de milho dos EUA... mas abre uma janela de oportunidade, afirmou o diretor de Com?rcio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca.

Segundo ele, pela proposta da Fiesp, os produtores de etanol de milho americanos garantiriam a demanda para o chamado E10 (um combust?vel com 10% de etanol e 90% de gasolina).

E os brasileiros responderiam pela demanda dos EUA do E85 (mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina), um produto com oferta ainda incipiente no pa?s, mas com grande potencial, pois os americanos j? contam com uma frota de 8 milh?es de ve?culos flex, segundo o diretor da Fiesp.

- Os americanos ainda n?o encontram nos postos o E85... Pedimos que abrisse o mercado de E85 sem imposto para o ?lcool brasileiro e mantivesse o E10 para os americanos... com os pre?os do etanol brasileiro, sem imposto, vamos conseguir crescer nesse mercado de 85, que no futuro poder? ser maior do que o E10, declarou.

As exporta??es de etanol do Brasil devem somar cerca de 4 bilh?es de l neste ano. No acumulado do ano, os EUA responderam por cerca de 30% desse total, segundo o Minist?rio da Agricultura.

Segundo o diretor da Fiesp, caber? ao Congresso dos EUA decidir por uma isen??o de tarifa para o produto brasileiro poder atender ? demanda do E85, e ele mostrou confian?a de que isso aconte?a.

- O secret?rio (nomeado) ? ligado ao senador Grassley (Charles Grassley, de Iowa, importante produtor de milho do EUA). Se ele concordar com o novo secret?rio, certamente vamos ter um consenso no Congresso..., disse.

De acordo com Fonseca, caso seja aprovada a proposta pelo Congresso, os americanos poderiam elevar suas importa??es numa taxa de 50% a 60% ao ano, uma vez que a cada ano a ind?stria dos EUA coloca nas ruas de 3 milh?es a 4 milh?es de ve?culos flex.

- Com tarifa n?o temos competitividade assegurada. Na hora que cai o pre?o de gasolina nos EUA, como caiu agora, o nosso ?lcool fica invi?vel. Sem tarifa, voltamos a vender e a? posso dizer que vamos ter mercado cativo nos EUA, e o mercado do E85 ser? gradualmente conquistado pelos brasileiros.

Fonte: REUTERS

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