
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
O programa Elas no Agro Capixaba ultrapassou barreiras e agora terá edições especiais pelos municípios do Espírito Santo. Ainda neste mês de março, Ibatiba e Itarana receberão o projeto, nos dias 8 e 15, respectivamente. Os municípios das regiões sul e serrana do estado, reunirão mulheres locais, em prol do agro.
Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), agora o Elas virou dElas e quem está a frente das edições municipais são os Sindicatos Rurais de cada local, com o apoio da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro, entre outros parceiros.
A superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, explica que o objetivo é alcançar o maior número de mulheres do agro.
“A iniciativa do primeiro Elas no Agro Capixaba foi do Sistema Faes / Senar-ES. Na segunda edição resolvemos fazer algo ainda maior, que abrangesse o máximo de mulheres possíveis, com o objetivo de estimular outros municípios a levarem o programa para suas comunidades”, aponta.
O Elas no Agro Capixaba teve sua primeira edição na ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, no ano de 2019, na qual estiverem presentes mais de 600 mulheres. Já em 2024, com o retorno do programa, a ideia era fazer algo ainda maior. O evento, que aconteceu no Steffen Centro de Eventos, na Serra, contou com a presença de cerca de 2 mil participantes.
A intenção de realizar o evento na Grande Vitória veio justamente com o propósito de facilitar a reunião de mulheres de todas as regiões do Espírito Santo. Entretanto, é comum que algumas dessas produtoras rurais não conseguissem comparecer devido as atribuições do dia a dia. Por isso a importância de que os Sindicatos Rurais levem o Elas no Agro Capixaba para os municípios, para assim, abranger aquelas que não puderam participar anteriormente.
A analista do Senar-ES e responsável pelo projeto, Munik Muniz, ressalta que entre os propósitos do Elas no Agro Capixaba está promover a integração das mulheres rurais de cada região.
“A iniciativa busca ampliar redes de apoio e impulsionar o desenvolvimento de projetos locais. Também é essencial incentivar a autoestima, a preservação da cultura e o bem-estar das produtoras e trabalhadoras do campo, reconhecendo sua importância para o crescimento dessas comunidades rurais”, destaca.
Além desses dois locais, que já estão com os eventos agendados, temos novos pedidos de apoio para Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha e Conceição da Barra.
Para que o Elas no Agro Capixaba chegue até o município, é necessário que o Sindicato Rural relacionado entre em contato com o Sistema ou com a Comissão Capixaba das Mulheres do Agro para fazer o pedido de apoio.
Ibatiba
O 1º Encontro Elas do Agro Capixaba em Ibatiba ocorrerá no dia 8 de março, data que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A programação do evento acontecerá das 12h30 até às 19h, no Restaurante Rural Vovó Rosinha, na Comunidade da Cambraia, e contará com atração musical, momento de interação, café da tarde e duas palestras, com os temas: Caminhos do Campo; e Identidade Feminina.
A realização é do Sindicato Rural de Ibatiba, com apoio do Sistema Faes / Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas, Restaurante Rural Vovó Rosinha e Comissão Capixaba de Mulheres do Agro.
Itarana
Já o 1º Encontro Elas no Agro Capixaba em Itarana acontecerá no Cerimonial Dois Amores, na rua Baixo Sossego Rizzi, no dia 15 de março. De 12h30 às 19h, as mulheres de Itarana contarão com uma apresentação cultural, palestra, o projeto Vozes do Agro, que consiste em um bate-papo entre produtoras rurais convidadas, além da apresentação do Grupo de Mulheres Rurais de Itarana.
A realização é do Sindicato Rural de Itarana, com apoio do Sistema Faes / Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas e Comissão Capixaba de Mulheres do Agro.
Critérios de Participação
- Evento exclusivo para mulheres;
- Idade mínima: 16 anos;
- Não é permitida a entrada de crianças;
- Inscrição obrigatória no link oficial do evento.