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Cai n?mero de abates de bovinos e aves no Esp?rito Santo
A Estat?stica da Produ??o Pecu?ria no Brasil divulgada nesta ter?a-feira (30) pelo IBGE mostra que a recess?o da economia mundial impactou tamb?m os segmentos da pecu?ria. No que diz respeito ao abate de bovinos, por exemplo, foram 6,4 milh?es de cabe?as no primeiro trimestre de 2009 - uma redu??o de 11,1% se comparado ao mesmo per?odo do ano anterior. O Esp?rito Santo tamb?m foi impactado pela crise. Se no primeiro trimestre de 2008 o n?mero de abate chegou a 83.589, no mesmo per?odo de 2009 o n?mero registrado foi de 73.151, uma queda de 12,5%.

Dados da Secretaria do Com?rcio Exterior (Secex) mostram que a comercializa??o externa de carne bovina nos per?odo entre janeiro e mar?o deste ano caiu 19% em volume e 34,1% em faturamento quando comparada aos mesmos meses do ano passado.

Su?nos

O estudo mostra que, curiosamente, mesmo com as not?cias de alerta da propaga??o da "gripe su?na", tal fato n?o impactou os n?meros de abate. Pelo contr?rio, houve um aumento de 7,1% neste primeiro trimestre, sendo abatidas 7,3 milh?es de cabe?as no pa?s. No Esp?rito Santo, foram abatidos 39,9 mil porcos no primeiro trimestre, um aumento de 12% em rela??o ao ano passado, quando foram abatidos 35,6 mil. Segundo a Secex, no primeiro trimestre de 2009 a comercializa??o externa de carne su?na aumentou 19% em volume, em rela??o ao mesmo per?odo do ano anterior.

Frango

No pa?s, foram abatidas 1,1 bilh?o de unidades de frango. Uma queda de 5,8%, em rela??o ao ano interior. Resultado negativo tamb?m foi registrado no Esp?rito Santo, onde o n?mero de abate foi de 3.059.016 unidades, uma queda de 12,9% em rela??o ao ano passado quando foram abatidas 3.513.950 unidades.

De acordo com a Secex, as exporta??es de frango tiveram queda de 3,9% em volume neste primeiro trimestre. Sob o impacto da crise financeira mundial alguns importantes compradores do produto brasileiro reduziram o ritmo de compras como ? o caso da Uni?o Europeia, Estados Unidos e R?ssia. Isto tem feito com que os produtores brasileiros busquem novos mercados para colocarem seus produtos ou ampliem suas vendas para pa?ses tais como Hong Kong e Oriente M?dio, por exemplo.

Fonte; Gazeta Online

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