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Brasil dobra exporta??es de mel em 2008
O ano de 2008, mesmo cheio de desafios para o setor ap?cola brasileiro, terminou com valores positivos e pre?o recorde. O setor dobrou o valor das exporta??es, alcan?ando US$ 43,57 milh?es, e aumentou em 42% - 18,27 mil toneladas - o volume negociado com o externo em rela??o a 2007, quando foram comercializadas 12,9 mil toneladas, com faturamento de US$ 21,2 milh?es.


O maior incremento nos valores exportados, quando comparado com as quantidades, se deve ao fato de o pre?o m?dio obtido pelo mel brasileiro em 2008, US$ 2,83/Kg, ter sido o mais alto da hist?ria das exporta??es brasileiras. Esse pre?o superou os US$ 1,64/Kg pagos pelo produto em 2007, bem como quebrou o recorde do ano de 2003, que foi de US$ 2,36/Kg.


Os dados constam do levantamento consolidado pelo analista da Unidade de Agroneg?cios do Sebrae e coordenador nacional da Rede Apicultura Integrada Sustent?vel (Rede Apis), Reginaldo Resende. A refer?ncia ? o Sistema de An?lise das Informa??es de Com?rcio Exterior via Internet (Alice-Web), da Secretaria de Com?rcio Exterior (Secex) do Minist?rio do Desenvolvimento, Ind?stria e Com?rcio Exterior.


Entre os desafios enfrentados no ano passado pode-se destacar o fim do embargo europeu ao mel brasileiro, ocorrido em mar?o. Por conta disso, o setor, que ? o 11? produtor mundial de mel e o nono maior exportador, precisou implantar Boas Pr?ticas e o Sistema de An?lise de Perigos e Pontos Cr?ticos de Controle (HACCP/APPCC) nos entrepostos e casas de mel, al?m de cumprir ainda com a exig?ncia de registro junto ao Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento.


Destinos


Apesar da crise econ?mica, os Estados Unidos foram o principal destino das exporta??es brasileiras em 2008. O pa?s respondeu por 73,1% do total comercializado, com uma receita de US$ 31,84 milh?es, ao pre?o de US$ 2,32/Kg de mel.


Com a Alemanha, o Brasil comercializou US$ 7,188 milh?es, ou seja, 16,5% das exporta??es, a um pre?o de US$ 2,66/Kg, bem acima da m?dia geral. O terceiro mercado comprador do mel brasileiro foi o Canad?, que respondeu por 5,3% das vendas (US$ 2,308 milh?es), com um pre?o m?dio de US$ 2,57/Kg de mel.


S?o Paulo foi o estado que mais exportou, com US$ 13,3 milh?es, respondendo sozinho por quase um ter?o (30,5%) das exporta??es. Rio Grande do Sul foi o segundo exportador (US$ 8,69 milh?es), com cerca de um quinto do valor exportado (19,9%). O ranking segue com Cear? em terceiro lugar (US$ 6,74 milh?es), Piau? (US$ 4,41 milh?es), Paran? (US$ 3,8 milh?es), Santa Catarina (US$ 3,52 milh?es ) e Rio Grande do Norte (US$ 2,11 milh?es).


H? tamb?m Minas Gerais (US$ 667,13 mil), Maranh?o (US$ 187,97 mil), Pernambuco (US$ 71,71 mil) e Esp?rito Santo (US$ 181,00). O melhor pre?o foi o recebido pelo Cear? (US$ 2,62/Kg).


Entre as empresas que exportaram para a Europa, tr?s s?o do Cear?, duas de Santa Catarina, uma de S?o Paulo e uma do Paran?. No entanto, apenas duas empresas de Santa Catarina responderam por 71% do valor exportado. ?Vale ressaltar que as exporta??es para a Uni?o Europ?ia seriam ampliadas se houvesse mais entrepostos credenciados pelo Minist?rio da Agricultura para exportar mel para a Europa, uma vez que esse mercado se mostrou bastante comprador e pagou melhores pre?os?, destaca Reginaldo.


Cera e Pr?polis


J? a exporta??o de cera de abelha teve redu??o de 1,3% em valor e de 18,4% em peso na compara??o de 2008 com 2007. Do total comercializado (US$ 4,27 milh?es), mais de 87% tiveram como destino o Jap?o.

O segundo destino dessas exporta??es foi a China (US$ 373,5 mil), embora esse pa?s tenha reduzido em 32,4% as importa??es na compara??o com 2007. A lideran?a na exporta??o desse produto foi de S?o Paulo, seguido de Minas Gerais.


No caso das exporta??es de pr?polis, houve um aumento de 156% de receita na compara??o com 2007. Foram exportados US$ 114,398 mil em 2008 contra US$ 44,681 mil. Minas Gerais assumiu a lideran?a na exporta??o desse produto, seguido de S?o Paulo, Piau? e Rio Grande do Sul.


Desafios para 2009


De acordo com Reginaldo Resende, o setor precisa superar a forte depend?ncia do mercado. Situa??o que se agrava com a crescente participa??o do Canad?, R?ssia e ?ndia nesse mesmo mercado. ?Al?m disso, por conta da possibilidade de agravamento da recess?o na economia americana, a necessidade de novos mercados passa a ser fundamental?, diz.


Por isso h? uma grande necessidade de um esfor?o entre os setores p?blicos e privados para acelerar o retorno das exporta??es de mel para o mercado europeu. H? ainda a busca do mercado interno como alternativa e suporte para as exporta??es. A id?ia ? ampliar o consumo de mel no Pa?s, considerado baixo - 128 gramas de mel por habitante ao ano. ?Em pa?ses desenvolvidos esse consumo ? de mais de um quilo por pessoa ao ano?, afirma Reginaldo.

Fonte: Ag?ncia Sebrae de Not?cias

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