Cookies: Utilizamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso. Por favor, verifique nossa política de cookies.

Entendi e Fechar
Abrafrigo diz que redu??o no pre?o do boi n?o chega ao consumidor
Levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Associa??o Brasileira de Frigor?ficos (Abrafrigo), aponta que a queda nos pre?os do boi que vem ocorrendo h? alguns meses, tanto para o produtor como no atacado, n?o est? chegando ao consumidor final e que, em alguns tipos de cortes, os pre?os est?o sendo elevados e seguindo o caminho contr?rio. Segundo o levantamento da associa??o, o pre?o da arroba do boi, tomando como base o Paran? (Maring?), em 15 de setembro passado atingiu a R$ 88,00 e em 12 fevereiro de 2009 estava cotado a R$ 75,00, com queda de quase 15%.

Nos pre?os praticados pela ind?stria (o atacado), houve algum reflexo dessa redu??o e queda diferenciada nos valores dos cortes. No cox?o mole houve redu??o de 2,6% no quilo do produto entre 15 de setembro e 12 de fevereiro e ele caiu de R$ 7,70 para R$ 7,50. No patinho, a queda foi de quase 20%, com o pre?o do produto caindo de R$ 7,60 para R$ 6,60. Estes s?o dois dos cortes mais consumidos no pa?s.



?Na hora destes novos pre?os serem repassados ao consumidor isso n?o est? acontecendo porque os supermercados, respons?veis pela comercializa??o de 70% da carne consumida no Brasil, elevaram ou no m?nimo mantiveram brutalmente suas margens que eram, em m?dias hist?ricas, entre 20% e 60% para mais de 100%?, afirma o presidente da Abrafrigo, P?ricles Salazar. ?E essa situa??o ocorre em todo o pa?s porque o comportamento geral do varejo ? o de realizar alguma promo??o chamativa de um ?nico produto e da manuten??o de pre?os elevados em todos os demais cortes?, completa.



Ainda tendo como refer?ncia os dois cortes mais consumidos no pa?s - os pre?os praticados no varejo para o cox?o mole, por exemplo, subiram 9,7% no per?odo analisado, saindo de R$ 13,63 o quilo em 15 de setembro para R$ 14,96 o quilo em 12 de fevereiro de 2009; no patinho o comportamento foi id?ntico: em 15 de setembro o quilo no varejo valia R$ 12,94 e em 12 de fevereiro de 2009 atingiu R$14,39, acumulando alta de 11,2%.



?Pelo dados obtidos pela Abrafrigo, a margem de lucro do varejo em 15 de setembro passado era de 77% para a comercializa??o do cox?o mole e ela foi elevada para 99% at? 12 de fevereiro de 2009; no patinho, a margem que era de 70% em 15 de setembro foi elevada para 121% em 12 de fevereiro de 2009?, explica P?ricles Salazar.



?Isto significa dizer que n?o adianta nada os pre?os ca?rem na esfera do produtor se na ponta do varejo n?o reduzem na mesma propor??o para o consumidor. A pol?tica de pre?os praticada pelo grande varejo penaliza toda a cadeia produtiva, especialmente os produtores e os consumidores. Ocorre o mesmo no pre?o do barril de petr?leo que baixou de US$ 104 para menos de US$ 40 hoje e o pre?o da gasolina na bomba continua o mesmo para o consumidor. Isto ? o que est? acontecendo na carne?, finaliza P?ricles Salazar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abrafrigo

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08