Sanidade na produção de suínos será tema de Workshop em Vitória

03/09/2019

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), juntamente com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e as principais lideranças ligadas à suinocultura do Espírito Santo, apresenta o Workshop Estadual “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”. A capacitação acontecerá próximo dia 06 de setembro, a partir das 8 horas, na Sede do Sebrae/ES, localizada na Rua Belmiro Rodrigues da Silva, nº 170, Enseada do Suá, em Vitória.

Contando também com a realização da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuaria do ES (FAES) e o SENAR-ES, os treinamentos no Estado têm como tema central as principais doenças virais na produção de suínos, como por exemplo, a Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC) e a Febre Aftosa, e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola.

Durante o segundo semestre, mais de 10 estados brasileiros vão receber os treinamentos, e no Espírito Santo essa capacitação acontecerá no próximo dia 06 de setembro. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSA e de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.

Os treinamentos serão ministrados pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke o Workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial, e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS.

Todos os eventos itinerantes são gratuitos e contam com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 30 de agosto através do e-mailtecnico@associacoes.org.br ou pelo número de WhatsApp (27) 9 9942-2552.
Para a inscrição, que é gratuita, o participante deverá informar o nome completo, a empresa ou instituição que ele representa ou atua, número de CPF, endereço de e-mail e número de telefone para contato, em caso de necessidade.

PROGRAMAÇÃO

08 às 10 horas - Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
10 às 10h30 - Intervalo
10h30 às 11 horas - PRRS (Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos)
11 às 12 horas - Papel do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no atendimento às enfermidades de notificação obrigatória / Palestrantes: Representantes do SVO
12 às 12h30 - Encaminhamentos da manhã com representantes da ABCS
12h30 às 14 horas - Intervalo para almoço
14 às 16 horas - Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
16 às 16h30 - Intervalo para café
16h30 às 17h30 – Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
17h30 às 18h10 – Atuação do Serviço Veterinário Oficial nas doenças vesiculares / Palestrante: Representante do SVO
18h10 às 18h30 – Encerramentos finais com representantes da ABCS

Omega Replica Watches
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)