CNA se reúne com ministra, Frente Parlamentar e entidades na Expointer

30/08/2019

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e diretores da entidade se reuniram, na quinta (29), com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, associações e entidades do agro em encontro promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na Casa da Farsul, na 42ª Expointer, que acontece em Esteio (RS).

“Nós trabalhamos com produtividade e, na CNA, procuramos primeiro ter uma boa relação com todas as instituições: Congresso, ministério e com o governo. Procuramos intermediar as nossas propostas com sensatez e, acima de tudo, coerência e responsabilidade”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

Também participaram do encontro da FPA o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Martins destacou ainda a reunião que teve pela manhã com o presidente do Banco do Brasil, Ruben de Freitas Novaes, na feira. Segundo ele, o banco é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

No seu discurso, Tereza Cristina falou sobre os avanços do setor como a assinatura dos acordos comerciais com União Europeia, Efta e abertura do mercado da Indonésia para a carne brasileira.

"Temos muitos desafios, mas também perspectivas enormes. Precisamos abrir a cabeça e nos modernizar. O peso do agronegócio brasileiro é muito grande e precisamos fazer o dever de casa. O Ministério está aberto para ouvir todas as cadeias produtivas e discutir as necessidades de todos para deixar nosso agro mais competitivo."

A ministra também citou a liberação de R$ 1 bilhão para o seguro rural no Plano Safra 2019/2020 e do recurso destinado à assistência técnica, que irá atender principalmente produtores do Nordeste. "Hoje temos seguro, mas ainda é muito caro e não cabe na nossa conta. Temos conversado com as seguradoras para que essa seja uma ferramenta de auxílio para todos os produtores rurais".

A comitiva visitou os espaços do Sistema Farsul/Senar no Parque de Exposições como o Estande Vitrine da Carne Gaúcha no Salão do Empreendedor e o Espaço Juntos para Competir. À noite, irá se reunir com os membros da Federación de Asociaciones Rurales Del Mercosur (FARM).


Fonte: CNA