Diretoria da CNA se reúne com Federações da Região Norte e sindicatos

02/08/2019

A Diretoria Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quinta (1), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), em Rio Branco.

O encontro teve a participação das Federações de Agricultura e Pecuária da Região Norte e faz parte das reuniões itinerantes promovidas pela CNA para ouvir e discutir as demandas regionais.

O presidente da CNA, João Martins, destacou pontos das economias nacional e internacional, enfatizando o momento de sucesso em que se encontra o Brasil na exportação para parceiros comerciais como China e Estados Unidos.

“Temos de nos adaptar constantemente, principalmente neste momento de grandes mudanças no País. O momento é da agropecuária brasileira e estamos sentindo esse respeito pelo setor em todos os nossos encontros com diversos segmentos”, disse Martins.

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, apresentou aos membros da diretoria dados sobre o agronegócio acreano, que passa por momentos de crescimento em suas cadeias produtivas de leite, bovinocultura de corte e mandioca.

“Estamos muito felizes em receber todos em nosso estado. Acreditamos que essa integração com as visitas itinerantes só fortalece a união entre todas as federações”, afirmou Veronez.

À tarde, a Diretoria Executiva se encontrou com presidentes de sindicatos rurais e lideranças rurais do Acre. Durante a reunião também foi apresentado um balanço das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) no 1º semestre deste ano. O destaque da apresentação, feita pelo superintendente do Senar-AC, Mauro Gomes de Oliveira, foi o crescimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no estado, que já atende mais de 100 produtores rurais distribuídos em 11 municípios acreanos.

“A ATeG é o futuro de todos os atendimentos do Senar. Com essa metodologia exclusiva, acreditamos que é possível alavancar cada vez mais a qualidade e a quantidade do que é produzido nas propriedades rurais, proporcionando significativa melhora de vida para quem vai ter um aumento significativo na renda”, explicou Mauro.
Além de João Martins, participaram do encontro o 1° vice-presidente, Roberto Simões (MG), o 2° vice-presidente, José Mário Schreiner (GO), 1º vice-presidente de Finanças, José Zeferino Pedrozo (SC), o 2º vice-presidente de Finanças, Muni Lourenço Silva Júnior (AM), o 1º vice-presidente de Secretaria, Mário Antônio Pereira Borba (PB) e o 2º vice-presidente de Secretaria, Júlio da Silva Rocha Júnior (ES).

Também estiveram presentes os seguintes presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária: Iraçu Colares (AP), Hélio Dias (RO), Sílvio Carvalho (RR), além do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Vilson Schuber. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, também participaram da programação.

À noite, os diretores da CNA visitarão a Expoacre, onde o presidente João Martins será homenageado. Na ocasião também será realizada assinatura de um convênio entre o Senar e o Sebrae para expandir a ATeG Mandiocultura no município de Cruzeiro do Sul.

Nesta sexta, eles visitam propriedades rurais próximas a Rio Branco.

Fonte: CNA