Espírito Santo caminha para ser livre da Aftosa sem vacinação

23/07/2019

Existe um grande movimento para que todo o Brasil seja declarado livre da Aftosa sem vacinação nos próximos anos. E o Espírito Santo está avançando nesse sentido. Para isso, há um grupo gestor no estado, assim como em todo o Brasil, para conduzir as ações traçadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e alcançar esse status desejado.

Em reunião na manhã de hoje (23), a Federação da Agricultura e Pecuária do ES (FAES), o SENAR-ES e o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (FEPSA-ES) debateram sobre mudanças no atual modelo de arrecadação do Fundo, que tem o propósito de indenização aos criadores dos animais no caso de ocorrência de foco da zoonose e ações emergenciais casos de febre aftosa, para encontrar uma modalidade mais próxima da realidade do ES. A nova proposta segue em discussão envolvendo outros parceiros do agro.

A FAES também irá subsidiar o MAPA na consultoria sobre o trabalho dos Fundos nos Estados, bem como a atualização do Estatuto do FEPSA-ES.


Iá Comunicação