Participantes do CNA Jovem se reúnem com ministra da Agricultura

08/07/2019

Os participantes do CNA Jovem Nacional 2019 se reuniram com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na sexta (5), durante o primeiro dia de atividades do 4º encontro do programa.

O grupo foi recebido na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. Durante a conversa, Tereza Cristina falou sobre a sua trajetória, conquistas e desafios do setor para continuar crescendo. Ela também respondeu a perguntas dos jovens e destacou a importância de iniciativas como o CNA Jovem.

“Eles serão os nossos representantes nos seus estados e municípios, mostrando o que o agro tem de bom, o que o agro pode trazer de modernidade, principalmente nesse novo tempo que vai viver o Brasil daqui para frente, com essa abertura de mercado. Eu acho importantíssima essa reciclagem, essa renovação e a essa oxigenação do agronegócio brasileiro”, disse a ministra.

A programação da sexta também teve um treinamento para comunicação da solução com o objetivo de preparar os participantes para as apresentações no final de semana. O coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão, fez uma palestra sobre o programa Bem+Agro.

À noite, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, fez um talk show com o grupo. Ele falou sobre a evolução do CNA Jovem ao longo dos cinco anos de existência do programa e ressaltou o papel fundamental das novas lideranças para o setor agropecuário brasileiro.

“O Brasil está precisando de lideranças e o nosso setor tem uma responsabilidade fantástica hoje, não só econômica, mas também de cidadania com o nosso País. Estamos formando esse exército, já são 1.200 jovens na nossa rede nacional, para ocupar postos, nos ajudar a pensar e a avançar nas nossas metas e nos nossos programas”, afirmou Daniel Carrara.

Em seguida, a superintendente de Comunicação e Marketing, Cecília Kobayashi, falou sobre a importância da comunicação no setor.

Expectativas - Ao todo, 61 candidatos de 21 estados participam do CNA Jovem que tem como objetivo formar e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

“A cada encontro a gente se surpreende mais. É uma gama muito grande de atividades para melhorar e aperfeiçoar o nosso conhecimento e tentar nos desenvolver como líderes para atuar junto aos produtores dos nossos estados”, disse o advogado e produtor rural Aloísio Andrade da Costa, um dos representantes do Piauí no programa.

Para Pedro Silva Filho, que é técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e produtor rural no Espírito Santo, o CNA Jovem está trazendo novas perspectivas para os participantes.

“As experiências têm sido muito boas e contribuído com o nosso autoconhecimento. Hoje, eu já me enxergo como um líder. Vejo outras portas se abrindo e mais possibilidades do que a gente pode fazer”, declarou ele.

Fim de semana – A programação do sábado (6) começa pela palestra “Comunicar e Conectar”, com a speaker coach Ana Goelzer. Na sequência, ocorrerão as apresentações dos grupos e a palestra “Criatividade para soluções de problemas”, com o professor de criatividade Murilo Gun.

No domingo (7), o professor, consultor especialista em liderança e ex-vice-presidente de Marketing do Flamengo, Daniel Orlean, fará a palestra “Projetos Colaborativos: da decolagem ao voo de Cruzeiro”.

Depois será feita uma apresentação sobre a Rede CNA Jovem, que antecede a solenidade de premiação dos trabalhos individuais e em grupo.

Os jovens com as três melhores propostas individuais ganharão uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, em Novembro. Já o grupo vencedor participará do Congresso Internacional de Lideranças Jovens do Agro, em outubro, em São Paulo.


Créditos: CNA