Cacau capixaba mais uma vez é o melhor do Brasil

27/02/2019

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O Espírito Santo mais uma vez cravou seu nome como produtor das melhores amêndoas de cacau do Brasil. Os produtores Emir Macedo Gomes Filho e Márcia Fonseca Alves, de Linhares, venceram a categoria Varietal do 1º Concurso Nacional de Qualidade- Cacau Especial do Brasil (Sustentabilidade e Qualidade). Agora, o casal vai disputar novamente a final mundial na França.

A notícia chegou através do secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, que participou da cerimônia de premiação na última sexta-feira (22), no auditório do Sebrae de Ilhéus (BA).

O concurso contou com a participação de 53 cacauicultores das principais regiões produtoras, como Bahia, Pará e Espírito Santo, sendo 22 selecionadas para a fase final. Além do Espírito Santo, o Pará ficou com a primeira colocação na categoria Blend.

A competição foi dividida em três etapas e teve como jurados importantes membros da cadeia produtiva do cacau e chocolatiers consagrados nacionalmente.

Os principais critérios utilizados foram de verificação da análise sensorial, seguidos dos indicies de fermentação e acidez, principais requisitos para fabricação de chocolates de qualidade.

O concurso é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau apoiada pela Barry Callebaut, Mondelez, Harald, Dengo do Brasil, GrainPro, Instituto Arapyaú, Sebrae, Faeb e executada pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a Ceplac, PCTSB e a Câmara Setorial do Cacau do Brasil.

Segundo Cristiano Villela, diretor-executivo do CIC e presidente do Comitê, o 1º Concurso Nacional é um marco para a cacauicultura brasileira, incentivando a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil. Nessa edição, a arroba de cacau premiada recebeu R$ 5 mil em premiações. (*Com informações do Blog Fórum do Cacau e do site Mercado do Cacau)

Confira os vencedores:

Blend:

1° - Ervino Gutzeit - Fazenda Panorama - PA

2° - Elcy Gutzeit - Fazenda Bom Tempo - PA

3° - Gleibe Luíz Torres Santos - Fazenda Mariglória - Ba

Varietal:

1° - Márcia Fonseca - Fazenda Santa Clara - ES (Variedade SJ02)

2° - Rogério Kamei - Fazenda Bonança - BA (Vriedade BN34)

3° - João Tavares - Fazenda Leolinda – Ba (veriedade Catongo)

Fonte: Revista Safra ES