Nova turma de agroturismo em Cachoeiro de Itapemirim

26/02/2019

Uma nova turma de produtores rurais com interesse em agroturismo está sendo formada no interior de Cachoeiro de Itapemirim, que abrange as localidades de Independência, Boa Vista e Alto São Vicente. A formação é fruto do projeto de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES), que orienta os produtores para oferecerem produtos e serviços para os visitantes de sua região.

"O objetivo é trabalhar a produtividade, agregando valor em produtos e serviços na propriedade rural, para que o produtor e a família tenham mais lucro em seu negócio", explica o assessor técnico de turismo rural do Senar-ES, Sebastião Carias.

A primeira etapa do projeto de turismo rural é o seminário de sensibilização, que aconteceu em 21 de fevereiro, na localidade de Boa Vista, com a participação de 42 produtores, envolvidos em 25 propriedades rurais.

Durante o primeiro ano do projeto, os proprietários estruturam os empreendimentos e os organizam para o turismo. É feito também o planejamento de ações individuais e coletivas. No segundo ano, há a formação de Redes de Cooperação ou Circuito Turístico e a aplicação de ferramentas para a abertura ao mercado (produto, preço, ponto e promoção). No terceiro ano, acontece a elaboração de roteiros turísticos temáticos e territoriais, além dos produtores focarem na prospecção de mercado e na comercialização de roteiros e produtos.

Na localidade da nova turma, há produção de café, palmito, que é transformado em conservas, milho, que vira fubá, queijos, artesanato, pães, bolos e biscoitos caseiros. O local também possui uma rampa de voo livre e os produtores já estão construindo pousadas e planejando trilhas ecológicas para atrair novos visitantes.

"Vejo a vontade dos produtores em trabalhar com o agroturismo porque enxergaram uma nova oportunidade. O clima da região também é bastante propício e todos se mostram bastante comprometidos com a ideia", revela Sebastião Carias.

O projeto de turismo rural do Senar-ES conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, o Sebrae/ES e o Sindicato Rural do município.

Fonte: Comunicação SENAR-ES