Produtores vão discutir sobre sustentabilidade nas propriedades rurais

19/02/2019

Através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), as propriedades assistidas recebem a aplicação da Ferramenta ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistema). Para discutir os resultados dela no Espírito Santo, produtores e técnicos do programa vão participar de um seminário, no dia 11 de março, no MS Buffet, em Vitória (ES), realizado pelo Senar-ES em parceria com o Sebrae/ES.

A Ferramenta ISA mostra possibilidades para que os produtores façam melhorias em sua propriedade e cheguem a um nível de produtividade mais sustentável. Algumas das ações realizadas são: destinação correta do lixo e do esgoto, construção de fossa séptica, preservação de nascentes e áreas de preservação permanente, entre outras.

Além de conhecer os resultados da Ferramenta ISA, os produtores vão contar com palestras sobre gestão e sustentabilidade e estratégias e espécies nativas para plantios e recuperação de APP e ARL.

Confira a programação do Seminário ISA:

9h30: Café da manhã
10h30: Abertura
11h: Gestão e Sustentabilidade - Alexandre Maroso Gessi (Senar Central);
12h: Almoço
13h: Institucional Sebrae/ES
13h20: Estratégias e espécies nativas para plantios de recuperação de APP e ARL - José Felipe Ribeiro (Embrapa Cerrados);
14h20: ISA e suas aplicações práticas - José Mario Lobo - (Epamig).
15h20: Apresentação dos resultados ISA (T0 e T1) - Cristiane de Oliveira Veronesi (Senar-AR/ES).

Fonte: Comunicação SENAR-ES