Produtores de Linhares e Conceição do Castelo recebem Assistência Técnica e Gerencial

05/10/2018

Produtores rurais de Conceição do Castelo começaram a receber Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e uma nova turma em Linhares foi iniciada. O trabalho é voltado para a cultura do café e conta com 60 novas propriedades. Hoje, o programa ATeG atende 752 produtores rurais em 43 municípios capixabas.

Durante dois anos, os produtores recebem mensalmente uma visita do técnico credenciado que diagnostica a produção, faz um planejamento estratégico, levanta as adequações tecnológicas necessárias, indica treinamentos de capacitação e avalia os resultados obtidos.

“Tudo isso é feito em conjunto com o produtor rural, que deve anotar cada uma das suas receitas e despesas, além de relatar tudo o que é feito na propriedade rural, como aplicação de defensivos, adubo, novos investimentos, como é feito o manejo da cultura, por exemplo. É através desse controle que será possível identificar as reais necessidades da propriedade e as oportunidades de melhoria”, explica a coordenadora do programa ATeG do Senar-ES, Cristiane Veronesi.

Alex Sandro Fin é um dos produtores que está na nova turma, em Conceição do Castelo. Ele trabalhava com pecuária de leite, mas depois de alguns prejuízos enxergou que o mercado de café conilon poderia oferecer ainda mais rentabilidade.

“Para ter outras fontes de renda, decidi me dedicar também ao café e com a assistência técnica e gerencial do Senar mudei minha maneira de administrar. Sei que posso prosperar ainda mais e vejo minha propriedade como o melhor lugar para se viver”, revelou o produtor rural.

A próxima turma do Programa ATeG será em Mimoso do Sul, com 30 produtores rurais de café, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul). O início será em dezembro de 2018. Para participar do programa, os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município.

Fonte: Comunicação SENAR-ES