Meio ambiente em foco: Dia de Campo para instalação de biodigestores em Domingos Martins

04/10/2018

Iniciativa visa despoluir o Córrego Família Bullerjahn que percorre sete propriedades rurais na comunidade de Chapeú

O Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano e a Fortlev realizaram um Dia de Campo na localidade de Chapéu, Domingos Martins, no último sábado (29) para a instalação de biodigestores. Serão instalados 20 biodigestores com o objetivo de despoluir 80% do Córrego “Família Bullerjahn” que tem sua nascente na propriedade de Belmiro Klippel e percorre sete propriedades.

O presidente do Sindicato Rural, Flavio Wruck, explicou que entrou em contato com a comunidade para saber do interesse para despoluição dos córregos. “Percebemos o interesse e atuamos como facilitador para a compra do biodigestor. A ideia foi subsidiar a compra para os produtores a preço de custo e facilitando o pagamento”, disse Flavio. Ele aponta a necessidade de todas as propriedades terem o tratamento de esgoto para despoluição dos córregos, rios e preservação das nascentes.

“A água é um bem precioso e sem ela não conseguimos fazer nem um café”, lembra o produtor rural Marcos Klippel, um dos primeiros a aderir à proposta de instalação do Biodigestor. “Nossa região tem muita nascente, temos água em abundância, precisamos cuidar e ela já está se multiplicando”, diz Marcos.

Marcos lembra que em 2016 o Córrego da “Família Bullerjahn” praticamente secou e, com as ações implementadas de reflorestamento da nascente e uma área de reserva recuperada, água nunca mais deixou de correr pelo seu leito. “Temos nossa produção agrícola e nossas casas são abastecidas pelas nascentes, poucas utilizam água de poço”, conta Marcos.

Flavio Wruck diz que, à medida que novos produtores queiram fazer a instalação do biodigestor, o Sindicato Rural auxiliará para facilitar a aquisição do material para instalação. “Nosso sindicato é contra a cobrança da água (Lei n 10.179), mas à favor de regulação. Nosso produtor já está muito sacrificado, mas temos que dar nossa contrapartida: preservar a água, nossas nascentes e aumentar a produção de água. Despoluindo os córregos e preservando as nascentes estamos fazendo nosso trabalho”, diz.

No dia de Campo (28/09), após o café colonial, o vice-prefeito de Domingos Martins, Romeu Stein fez uma palestra sobre a importância de sanear os resíduos domésticos e Alessandro Pinto Castelari, gerente de mercado da Fortlev, foi o responsável pela instrução técnica de instalação e funcionamento do Biodigestor.

Família consciente

Outro ponto a favor da conscientização da preservação dos mananciais está vindo das escolas por meio dos alunos. Segundo Marcos, a conscientização sobre a necessidade de preservar a água é grande e está vindo através de seus filhos. Claudia Bullerjahn Klippel destaca a necessidade da água para a produção das verduras que comercializa na feira em Vila Velha. “A água é tudo”, diz Claudia.

Foto e fonte: Folha Vitória