Conab inicia estudos para armazém em São Mateus

29/06/2018

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estudará a instalação de um armazém para comercialização de milho, na Ceasa Norte, em São Mateus. O superintendente regional do Espírito Santo, Brício Alves dos Santos Júnior, esteve na manhã desta quinta-feira (28) em visita prévia no local, a partir de reivindicação da Associação Agricultura Forte.

O produtor Edvaldo Permanhane, um dos líderes da Associação Agricultura Forte, está otimista que o pleito será atendido. “Precisa ter o milho aqui. Não pode a gente ter que ir a Colatina buscar, com o frete caro como está. É muito gasto e nem tem tempo pra isso” – reforça. Ele conclama uma união em volta da demanda e prevê a ampliação da produção de galinhas caipiras, ovos caipiras e porcos no Município.

O superintendente Brício Júnior disse que atualmente a Conab tem três unidades no Estado, em Colatina, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. “Vamos fazer um estudo técnico”, adiantou, frisando que acredita ser viável o armazém em São Mateus. Ele também reforçou a necessidade de união entre o Governo do Estado, através da Ceasa, o Governo Federal, através da Conab, a associação Agricultura Forte, Município, sindicatos e outras entidades da sociedade civil.

A Conab comercializa um saco a 14 toneladas de milho. Ele destacou que a missão é promover renda e dar sustentabilidade aos pequenos agricultores. Brício exemplifica que no mercado normal o saco de 50 quilos de milho é vendido a R$ 60 e a Conab vende saco de 60 quilos a R$ 45.

Também estiveram presentes, o diretor administrativo da Ceasa, Idomar Passamai, o gerente da Ceasa Norte, Bê do Sobrado, o secretário municipal de Agricultura, João Vasconcelos, o agrônomo do Incaper, Welington Secundino, o presidente do Sindicato Rural, Renilto Correia, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Samara Salvador Ferreira, entre outras autoridades.

Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Fonte: TC Online