Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau está com inscrições abertas

08/06/2018

Cacauicultores de todo o Espírito Santo já podem encaminhar suas melhores amêndoas para serem avaliadas na segunda edição do Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba. As amostras podem ser entregues em todos os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O concurso visa reconhecer o cacau produzido no Espírito Santo com qualidade e sustentabilidade. “A proposta é justamente resgatar a qualidade das amêndoas produzidas no Estado e, consequentemente, melhorar a qualidade do chocolate”, disse Lucas Calazans, coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper (CRDR) Rio Doce.

A entrega das amêndoas pode ser feita nos ELDRs do Incaper até o dia 10 de julho. Além de deixar as amostras, o produtor deve preencher a ficha de inscrição. Este ano, o concurso está dividido em duas categorias: “Linhares” e “Demais municípios do Espírito Santo”, além da escolha do “Destaque Estadual”. Os vencedores devem ser anunciados em agosto.

Lançamento

O Concurso de Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba foi lançado no dia 29 de maio, durante uma cerimônia realizada no Centro Cultural Nice Avanza, em Linhares. A solenidade contou com a palestra “A importância da qualidade de amêndoa para a inovação de produto”, ministrada por Igor Presotti e Pedro Malta, ambos da Chocolates Garoto. O Concurso conta com apoio institucional do Incaper, e é organizado pelo Instituto Ampliê. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Linhares, Governo do Estado, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Chocolates Garoto. Sebrae, Aprupeba, Coopercau, Faes, Senar, Sindicato Rural de Linhares, Associação Bean to Bar Brasil e Centro de Inovação do Cacau (CIC) são outras instituições envolvidas no evento.

Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper