Senar-ES promove seminários sobre Legislação Tributária Rural e Implantação do eSocial

11/05/2018

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) promoveu, nesta semana, os Seminários sobre Legislação Tributária Rural e Implantação do eSocial, em Venda Nova do Imigrante, Colatina e Vitória. Mais de 170 contadores, empresários e outros interessados sobre as novidades a respeito do assunto participaram dos eventos.

Os seminários levaram atualizações sobre a nova realidade trabalhista, previdenciária e fiscal que passou a vigorar neste ano, com a implantação o eSocial, um instrumento de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Ele tem como finalidade padronizar a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição de informações, constituindo um ambiente nacional único para esses dados.

As empresas com faturamento abaixo de R$ 78.000.000,00 (receita bruta), em 2016, inclusive rurais, têm até o dia 01 de Novembro de 2018 para começaram a utilizar o eSocial e os entes públicos têm até 01 de Maio de 2019.

Para falar sobre o assunto, os disseminadores do eSocial, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Receita Federal e da Caixa Econômica Federal, vieram ao Estado. A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo também participou, destacando a importância da emissão de nota fiscal de produtor rural, a fim de comprovar a produção, transportar mercadoria e ajudar a aumentar a receita do município.