Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Janeiro está acabando, mas a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental não pode parar. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) levou nesta sexta-feira (30), a palestra ‘Saúde mental no trabalho: um convite ao autocuidado’ para a agroindústria Lasa, em Linhares, com o objetivo de levar informação, reflexão e orientação ao ambiente de trabalho.
O primeiro mês do ano foi escolhido para representar a campanha como um símbolo de recomeço, na qual convida as pessoas a refletirem sobre o bem-estar mental. Por isso, a Lasa Bioenergia, empresa contribuinte do Senar-ES, reuniu seus colaboradores para ouvir sobre a importância de cuidar não só do corpo, como da mente.
A psicóloga e analista de Recursos Humanos da Lasa, Nayara Aranha, falou da necessidade de levar o tema para os trabalhadores do local.
“Nós acreditamos que um ambiente saudável começa por pessoas bem emocionalmente. Falar sobre saúde mental ajuda a quebrar tabus, incentivar o diálogo e mostrar que o colaborador é visto de forma integral, não apenas como mão de obra, mas como ser humano”, ressalta a organizadora da palestra.
Sintomas de cansaço constante, irritabilidade, dificuldade de concentração, queda expressiva no rendimento e alterações no sono são alguns dos desafios emocionais enfrentados por trabalhadores no ambiente industrial, podendo ser considerados como importantes sinais de estresse, ansiedade ou esgotamento. O trabalho repetitivo pode gerar desgastes e, se não tratados, podem ter consequências sérias. Por isso a necessidade de informar sobre os cuidados com a mente.
A psicóloga e instrutora do Senar-ES responsável pela palestra, Luisa Bravim, considera que cuidar da saúde mental no trabalho seja uma responsabilidade coletiva e diária, sendo um tema necessário de ser tratado ao longo do ano.
“Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para promover o autocuidado e reforçar que o bem-estar emocional é parte fundamental da segurança do trabalhador, especialmente porque o ambiente de trabalho faz parte da vida diária das pessoas e impacta diretamente na saúde emocional, física e social. Acredito que essa conversa contribuirá para que os colaboradores se sintam vistos, valorizados e apoiados, fortalecendo o bem-estar individual e coletivo”, afirma.
Sobre a Lasa Bioenergia
A Lasa é uma agroindústria que possui o foco na produção de bionergia, produzindo diferentes tipos de álcool e cogerando energia elétrica. É uma das empresas mais tradicionais da região de Linhares, com mais de 50 anos de história.
Além da fabricação de etanol para abastecimento e uso industrial, a empresa ainda produz aguardente de cana-de-açúcar. Com 10 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar e 5 mil de áreas preservadas, a indústria ainda gera energia elétrica a partir de biomassa, utilizando o bagaço da cana.