
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Nesta terça-feira (24), iniciaram as visitas do programa Saúde no Campo, em alguns municípios do Sul do Espírito Santo. Vargem Alta, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado foram os primeiros locais visitados. O programa tem o objetivo de proporcionar mais saúde aos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), trabalhadores rurais e suas famílias.
Criado pelo Sistema CNA / Senar, o Saúde no Campo conta com visitas domiciliares rurais e atendimento via celular, por meio do Telessaúde no Campo. A analista técnica do Senar-ES, Munik Muniz, ressalta a importância de levar não só saúde, mas também uma mudança de atitude ao público rural.
“Saúde no Campo é uma ação fundamental para levar mais qualidade de vida às famílias do meio rural. Através dele, conseguimos oferecer atendimento, orientação e informação, porque acreditamos que cuidar das pessoas é também fortalecer a produção e o futuro do campo. Quando o produtor rural está saudável, toda a comunidade cresce junto”, destaca.
Durante o programa são seguidas cinco diretrizes, sendo elas: 1 Mapeamento da saúde familiar; 2 Planejamento individual; 3 Execução do planejamento individual; 4 Ações integrativas de saúde; 5 Análise dos resultados do programa.
Durante a primeira etapa, as famílias são visitadas pelos Técnico de Saúde Rural. O profissional credenciado analisa o histórico médico familiar, as condições de saúde de cada integrante, necessidades específicas, estilo de vida, entre outros pontos importantes para o bem-estar.
Após o recolhimento destas informações, a Supervisora Técnica de Saúde Rural analisa e planeja individualmente cada estratégia a ser seguida. Os planejamentos são feitos com base nas informações traçadas, tanto da família, quanto da própria pessoa, durante a visita.
Na etapa de execução do planejamento individual são priorizadas as famílias de maior risco. Novas visitas são realizadas e os integrantes de cada família são orientados a seguirem os objetivos específicos criados. Em algumas situações, o produtor pode ser direcionado ao acompanhamento.
Nas ações integrativas de saúde, o Sistema Faes / Senar-ES se une a sindicatos rurais e parceiros da área de saúde, a fim de realizar atendimentos voltados às áreas mais necessitadas, de acordo com as análises realizadas anteriormente.
Um trabalho de avaliação é feito ao final de cada ciclo, levando em consideração as ações realizadas pelos Técnicos e Supervisores, os prazos e metas estabelecidas e alcançadas durante a fase.
Trabalhando a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o acesso ao cuidado e ao diagnóstico precoce, o Saúde no Campo chega para levar qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo para a população rural do Espírito Santo.