Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Produtoras rurais, presidentes de sindicatos e integrantes da Comissão Capixaba de Mulheres do Agro participaram do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). A 10ª edição do maior evento do Brasil voltado para mulheres rurais reuniu, em São Paulo, produtoras de todo o país.
Entre lideranças nacionais, como a senadora Tereza Cristina, e representantes de outras federações, estava a analista técnica do Sistema Faes / Senar-ES, Munik Muniz, e a presidente da Comissão Capixaba, Mariana Paganini.
“Nesse evento, vimos um protagonismo feminino muito forte, o que reforça a importância de a mulher continuar se posicionando no mercado agro, fazendo o que sabe fazer muito bem: administrar. Como a maioria ainda é administradora do lar, conseguimos usar essa expertise feminina para agregar valor à propriedade rural, aumentando a lucratividade e a rentabilidade da empresa familiar. Inclusive transformando em um negócio que gera emprego, renda e impacto positivo na sociedade como um todo”, ressalta Mariana.
O protagonismo feminino no campo promete ser destaque no próximo ano. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2026 como o Ano Internacional da Mulher Agricultora.
A ação global visa aumentar a visibilidade das mulheres no campo, valorizar seu papel, promover políticas públicas que incentivem e empoderem as mulheres agricultoras, além de fomentar a igualdade de oportunidades no mercado.
“O anúncio da ONU é um incentivo importante para seguirmos valorizando o papel da mulher no campo. O Espírito Santo já é referência nessa pauta, e seguimos firmes para que 2026 seja um marco ainda maior de reconhecimento e oportunidades”, afirma Munik, que trabalha à frente do Elas no Agro Capixaba.
O congresso aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, na capital paulista. A 11ª edição já está agendada para 2026, nos dias 28 e 29 do mesmo mês.
Protagonismo capixaba
Desde o ano passado, o Espírito Santo conta com a Comissão Capixaba de Mulheres do Agro, que vem ampliando a representatividade feminina no setor. Também em 2024, o Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais realizou um grande evento estadual voltado para as mulheres rurais, o Elas no Agro Capixaba, que reuniu produtoras e lideranças de todos os municípios. No ano de 2025 as ações continuam. O Elas no Agro se expandiu e se tornou um encontro que percorre o estado, fortalecendo a rede de mulheres e destacando a relevância do papel feminino no desenvolvimento do campo.